Acupuntura em criancas reduz cólica e equilibrada o sono.


Terapia cuida de sintomas e sistema imunológico; mães podem ser envolvidas no tratamento

Recém-nascidos e crianças podem ser muito beneficiados pela acumpuntura, técnica da medicina chinesa 

Recém-nascidos e crianças podem ser muito beneficiados pela acumpuntura, técnica da medicina chinesa  Foto: Pixabay

A acupuntura aplicada em recém-nascidos e crianças de 0 a 12 anos reduz a cólica, equilibra o sono e estimula a qualidade da amamentação e ritmo de aprendizado. A técnica consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo, é uma frente da medicina chinesa que busca manter a saúde e a energia do corpo, em vez de tratar apenas sintomas já diagnosticados.

Três situações comuns à faixa etária pediátrica – de 0 a 12 anos – são agitação, ritmo de aprendizado e alimentação desregulada. A medicina chinesa entende que há uma agitação interna no corpo, que pode ser regulada pela ativação de pontos via acupuntura. 

Quanto às cólicas, mais comuns entre 0 e 3 anos, podem ser causadas por disfunções no baço pâncreas, associadas ao sentimento de preocupação. Mas que tipos de preocupações pode ter uma criança de 2 anos?   

Segundo a médica pediatra Dra. Marcia Yamamura, especialista em acupuntura e diretora do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), os pacientes infantis estão muito suscetíveis ao ambiente emocional familiar. “Por isso em 90% dos casos a mãe da criança também é tratada”, disse Marcia. 

A acumpuntura pode auxiliar na alimentação, sono e redimento de aprendizado

A acumpuntura pode auxiliar na alimentação, sono e redimento de aprendizado Foto: Pixabay

Quando o dente começa a nascer. Normalmente não são feitos tratamentos para as dores e incômodos na gengiva, mas neste momento o pediatra acupunturista dá uma atenção especial ao sistema digestivo e à alimentação. “É fonte de energia e também de adoecimento”, afirma Marcia.

Outras agulhas. Para um corpo mais delicado, como é o infantil, são usadas agulhas menores, com 0,18x08mm. Já nos adultos a acupuntura é feita com agulhas que medem 25x30mm. 

A pediatra sugere que a família esteja atenta ao ritmo da criança para, assim, saber se é o momento de encaminhá-la ao médico. “Há varios sinais que indicam que a criança precisa de um ajuste ou reequilíbrio imunológico e emocional”. O tratamento nos casos mais leves e médios reúne acupuntura, fitoterapia e massagens. 

Fonte: http://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,acumpuntura-em-criancas-reduz-colica-e-equilibra-sono,70001777495

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s